segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Você precisa ser mais indignado!!!

Eu sempre me considerei uma pessoa antenada com o que acontece em volta do mundo. Muito proxímo do universo dos telejornais, jornais, das notícias, dos fatos... Assim, uma hora acabamos descobrindo que somos inteligentes, porque sabemos um pouco mais do que algumas pessoas. Mas a inteligência pode nos tornar burro diante a sociedade e seus problemas. Com ela, ficamos presos a teorias, idéias, questões que não resolvem nem diminuem a dor das pessoas. O que eu quero dizer é que inteligentes ou não, estamos perdendo o nosso poder de indignação. Estamos deixando as coisas ruins tornarem-se fatos banais. Preferimos ver um DVD do que se defrontar com as notícias do jornais, isso me incomoda. As pessoas estão passando fome, crianças, CRIANÇAS, estão na rua, roubando, matando ou simplesmente tentando sobreviver, e o que eu faço pra mudar isso? Teço uma série de motivos para o fato, discuto numa mesa de bar com os amigos os problemas sociais e me deu por satisfeito por entender este mundo. Eu preciso me indignar mais. Mais do que isso, preciso abrir meus olhos para o mundo e arregaçar as mangas.

Escrevo este post motivado por uma criança que com fome, me pediu um biscoito. Eu estava na porta do meu prédio e ela aparentava ter uns cinco anos de idade. Ela me olhou fundo nos olhos e isso me gerou desconforto, porque eu pude vê que era sincero o seu desejo. Com um nó na garganta, não consegui me perdoar por ter dúvida se deveria ou não ajudá-la. A obviedade me fez subir até o apartamento, recolher alguma comida e lhe entregar. Ela sorriu e quando recebeu o pacote, gritou para o outro lado da rua: "Olha, dá pra todo mundo. Consegui o café da gente". Ao mesmo tempo o segurança do prédio vizinho me alertava. "Rapaz, cuidado, você dá hoje, amanhã vão querer de novo. Não acostume esse povo não."

Ajude-me nesta tarefa árdua. Indignados, já! Todos nós...

Indignação (Poema escrito por Daniel Sena)

Indignados, já! Todos nós!
Não quero ver um sem ter seu coração tocado,
não quero ver um ser sem sentir o gosto amargo
quero que todos vocês entendam o que é sentir a dor
não quero que pensem com o estomago alimentado
nem que fujam para as fantasias do televisor,
quero todo mundo indignado
quero todos na clemência do "por favor"...
Não questione quem inventou o pecado,
castigo por castigo eu me torno voluntário,
se me redimir quando castigado for...
Não faça nada provido das lamúrias,
proclame aquilo que diz o teu senhor
que seu senhor seja um santo abençoado
e não vestido com a manta do enganador
Indignados todos nós
a luta não sera armada, será afaga, dos afagos ao amor
que cada gesto seja um grito
e cada grito tenha valor
que nossa arte tenha sentido
que nosso sonho seja realizado
que você tenha juízo
que não deixe as pessoas sem juizado
Ajudem-nos a indignarmos
Ajudem-nos a varrer pro lixo o sofrimento
recicle seu sentimento devasso, impuro, inútil...
Tenha pavor ao descaso
Tenha horror de quem cruza os braços
Mobilização já!
Palavras de ordem...
ajude a curar,
aquele que já nem consegue se indignar...





Nenhum comentário:

Postar um comentário