sábado, 28 de março de 2009

Trilha: "Quem quer ser um milionário" - Esse vale a pena!!!

Aproveitando o espaço no Blog vou recomendar um filme íncrivel: "Quem quer ser um milionário?", vencedor de 8 "Oscar", inclusive, o de melhor filme e o de melhor direção. Foi indicado em 10 categorias e mereceu todas aquelas em que saiu vencedor. É uma história de amor diferente, mágica, bem contada e com um ritmo frenético e surpreendente. Dificilmente, quem o assiste a primeira vez, consegue prever o que acontecerá na proxíma cena e esse é um dos principais encantamentos da história. O argumento é simples, Jamal, um ex-favelado da Índia participa de um programa de perguntas e respostas, no estilo do "Show do Milhão" e consegue chegar até a última pergunta que lhe credencia a ganhar 20 milhões de rúpias (moeda local). O país inteiro se mobiliza para assistir o programa e muitos se questionam como ele chegou até ali, sendo que médicos e advogados renomados não passaram dos 16 mil conquistados. A edição do filme remota a infância e fatos da vida do protagonista que explicam que cada resposta correta, tem fundamento com o que aconteceu na sua trajetória.

A narrativa é um "conto-de-fadas" moderno e inteligente. A edição é primorosa, além de uma fotografia perfeita. O amor de Jamal por Latika é o fator que o motiva a participar do programa e não dá importância ao dinheiro. Ele só quer ser visto por ela, após uma série de encontros e desencontros. A pobreza da Índia, a exploração de menores, os vilões na forma de aliciadores e a relação conturbada com o irmão Salim que ao mesmo tempo que ajuda, o fere, são construções que tornam a película ainda mais ampla e chama a atenção para os problemas sociais do mundo e como eles apresentam a facilidade dos caminhos tortuosos.

Algumas cenas são bem fortes, os mais sensiveis vão se entregar as lágrimas em muitos momentos, a cada resposta correta, porque a história monta essa sensação de "torcida". A trilha sonora é uma proeza a parte, música indiana de primeira e é a canção que puxa a "trilha do Blog".

Neste post não escrevi nenhuma poesia, mas "Quem quer ser um milionário" é uma história poética e real, já que seus personagens nós enchem de "choques" e emoções. Vale a pena assistir e este é um daqueles filmes que a gente chora, ri e sai do cinema com a certeza de que aprendeu algo.

Um comentário:

  1. Olá daniel passando páHH ti dar parabens
    táHH show seu blog..bjokas Daniella poetri
    gostaria que mim acc daniella-gj@hotmail.com
    bjokas

    ResponderExcluir